QUANDO SE DEVE COMEÇAR A INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO BEBÊ?

O período da amamentação é o momento ideal para programar como será a introdução alimentar do bebê. É nesse período também que algumas dúvidas e inseguranças tendem a surgir. É importante que as mamães e os papais procurem um pediatra e um nutricionista para um direcionamento mais específico. Mas, essa programação já poderá te auxiliar a elaborar uma boa rotina e cardápio alimentar saudável que perdure por toda a vida da criança, podendo evitar futuras doenças causadas pela má alimentação.

O que é introdução alimentar?

A introdução alimentar é o período onde o bebê começa a ter contato com comidas sólidas. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), essa introdução deve ser feita a partir dos 6 meses de idade, de forma gradual e lenta. Porém, ainda se recomenda que a amamentação continue, pelo menos, até os dois anos de idade.
Antes do período da introdução alimentar, o leite materno deve ser exclusivo, não sendo necessário nem mesmo água, já que o leite materno pode suprir todas as necessidades alimentícias do bebê.

Como iniciar a introdução alimentar?

Como dito anteriormente, a introdução alimentar do bebê deve ser feita gradualmente, com o objetivo de familiarizar o bebê com outras texturas e sabores. É normal que ocorra rejeições em determinados alimentos. A criança pode estranhar a textura, sabor e até o cheiro da comida, mas, de acordo com informações do Ministério da Saúde, até que a criança aceite o alimento, deve-se oferecê-lo ao menos dez vezes em média. 
Caso ainda assim exista a recusa, a melhor opção é respeitar a preferência da criança. Pois forçá-la a comer algo que ela não se habituou pode trazer frustrações e até impactar diretamente no processo da introdução alimentar.

O que oferecer a criança?

Até os dois anos de idade, é extremamente desaconselhável que a criança tenha contato com frituras, doces, refrigerantes. Quanto menor for a consumação de açúcar e sal, melhor.

A preferência por alimentos saudáveis como verduras, legumes e frutas sempre deve prioridade nessa iniciação. O ideal é intercalar uma alimentação macro (carboidratos, gorduras e proteínas) com uma alimentação micro (ferro, zinco e vitaminas) como hortaliças, carnes, cerais, grãos e frutas. Sucos de frutas ainda devem ser mantidos em standby, já que o processo de extração e coação do suco da fruta pode acabar retirando todos os nutrientes de sua fibras. Esses alimentos são determinantes nessa fase que forma o paladar de uma crianças, pois proporcionarão energia e vitaminas para se desenvolver. Quanto aos ovos e peixes, é indicada a introdução a partir do oitavo mês de vida.
Recomenda-se também que não bata a comida no liquidificador, na intenção de torná-la mais fácil de digerir. A introdução alimentar necessita de uma sensibilidade enorme do bebê, para que ele possa identificar seus sabores e texturas preferidas. Além disso, é nessa fase que a criança deve aprender a mastigar, ou seja, deixando a comida muito fina, a criança terá uma dificuldade maior quando realmente for aprender os movimentos de mastigação.

Método BLW

O método BLW, do inglês Baby-Led Weaning, é um método de introdução alimentar guiado pelo próprio bebê. Ele fornece autonomia para que a criança coma alimentos em pedaços com as próprias mãos e geralmente ocorre entre os 6 meses até os 2 anos de idade. É uma boa opção para quem deseja uma introdução alimentar mais palpável e sadia. A criança pode experimentar texturas, cores e sentidos, despertando muita curiosidade.

Comidas orgânicas do PFzinho

O PFzinho tem o prazer de se fazer presente nessa fase tão calorosa e divertida que é a introdução alimentar. Todos os nossos pratos garantem muita naturalidade nos sabores e são 100% orgânicos. Ou seja, a produção de todos os ingredientes é feita de maneira completamente sustentável e sem uso de agrotóxicos. Sem contar que todos os pratos são as extremamente saudáveis, perfeitos para essa iniciação. No PFzinho você encontra pratos feitos, lanches, sopas, sobremesas e muito mais. Tudo isso feito com todo o carinho e cuidado que só quem tem um pacotinho de amor em casa irá entender! Confira no site do PFzinho todas as nossas opções e vamos juntos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *